2 de março de 2008

RESGATAR A CRIANÇA INTERNA

RESGATANDO NOSSA CRIANÇA INTERNA

Voltar para Casa é um ato de criação, ou melhor, re-criação e como diz William Jones "...ser criativo ... importante qualidade que todo mundo deveria despertar dentro de si mesmo. A forma mais importante de criatividade é a auto criação; o renovar e redimir a si mesmo, transcendendo o ego. E o processo de converter todas as nossas experiências, boas ou más, em algo maior, para o nosso crescimento como indivíduos..." Portanto, vamos re-aprender a arte da celebração; da alegria, do desprendimento, da inocência original que nossa “criança interna” um dia trouxe aqui para esta existência... Vamos libertar a criancinha dentro de nós!!!

Lena

*********

COMO É SUA CRIANÇA INTERIOR?


A terapeuta Sônia Blota explica.

O primeiro passo é entrar em contato com essa identidade do seu mundo interior, essa “subpersonalidade”, esse aspecto interno importante para o seu desenvolvimento humano. Se você não se lembra muito bem de como era quando criança, olhe fotografias de quando você tinha ao redor de cinco anos e pergunte-se:

Como você se sentia?

Como você imagina que sentia o corpo então?

Como se sentia quando ficava triste?

E alegre? Quais eram seus amigos?

Como se sentia em sua casa?

Como a vida parecia naquela época?”


Esse resgate pode ser feito quantas vezes forem necessárias para você recuperar a conscientização do seu Self-criança.

O segundo passo é integrar este aspecto seu, tornando-o harmonioso com a pessoa que você é hoje. Uma das formas de promover este “encontro” é fazer uma visualização, um dos recursos mais utilizados em diversos tipos de terapia para facilitar mudanças nos nossos padrões de comportamento e que você pode fazer, mesmo sozinho.

COMO RECONHECER E CUIDAR DELA

COMO A GENTE RECONHECE EM NÓS AS MANIFESTAÇÕES DA CRIANÇA INTERIOR?
Na verdade, a nossa Criança Interior manifesta-se em nosso comportamento através de qualidades infantis, como por exemplo a curiosidade. As crianças são naturalmente curiosas. Começamos a envelhecer quando deixamos de ter curiosidade pela vida. Já vimos tudo, já sabemos tudo, já aprendemos tudo? Então estamos muito velhos. A espontaneidade é outra forma de checar se nossa criança interior está saudável. Outra, ainda, é a alegria que nos mantém saudavelmente infantis.

POR QUE É IMPORTANTE CUIDAR DESTE ASPECTO DA NOSSA PERSONALIDADE?
Cuidar da nossa Criança Interior é uma forma de celebrar a vida dentro de nós. Desde que o mundo não maltrate demais a criança, ela é um exemplo de energia e de movimento, sinônimos de vida...

O QUE ACONTECE COM GENTE QUE NEGLIGENCIA ESTE "ASPECTO" DE SI PRÓPRIO?
A gente adoece, se torna amarga, envelhecida antes do tempo. É assim que se pode reconhecer alguém que não cuidou da sua Criança Interior. Da mesma forma, pessoas que se sentem bem na vida e com os outros, que conseguem encontrar alegria no seu cotidiano, que acolhem o mundo com entusiasmo e sem rabugice, estas estão em paz com sua Criança Interior.

COMO É POSSÍVEL HONRAR ESTA CRIANÇA EM NÓS?
O grego Heráclito, considerado o pai da filosofia ocidental, dizia que ninguém pode se banhar duas vezes nas águas de um mesmo rio. Com isso, ele enfatizava que a vida, no seu movimento constante, obriga a gente – assim com o rio – à eterna renovação.

Mas não podemos esquecer que o rio num determinado momento é também a soma de tudo ele vem trazendo desde o seu nascimento, lá no topo de alguma montanha. Nós também só podemos nos considerar inteiros se consideramos tudo o que já fomos, tudo o que já vivemos. Respeitar o nosso lado infantil é uma homenagem que devemos fazer a nós mesmos todos os dias...

O problema é que a criança também adoece nas lidas da vida. Cabe a nós cuidarmos para que ela se livre das tristezas e do sofrimento. Por isso é bom visualizarmos a nós mesmo crianças naqueles momentos difíceis da infância. Nessas imagens devemos nos “ver” enxugando nossas lágrimas, nos acariciando e nos dando colo. A gente (já grande) curando a criança triste de um determinado momento. Estas visualizações fazem um grande bem.

COMO A GENTE PODE AJUDAR OS FILHOS A APRENDEREM A CUIDAR DA SUA CRIANÇA?
Mostrando que cumprir os deveres e fazer a coisa certa não deve impedi-los de rir sem motivo, pular quando estão alegres, dançar quando tiverem vontade. Enfim, quando ensinamos nossos filhos a cultivar a própria liberdade estamos ajudando-os a cultivar a criança feliz, que é livre espontânea e alegre.

Temos que mostrar para os filhos o nosso lado infantil. Deixar que eles nos chamem de bobos e curtir as nossas próprias bobagens diante deles. Cantar, brincar e dançar junto, como eles fazem com os amigos deles, é uma boa maneira de mostrar o nosso lado infantil. Desde que esses momentos sejam vividos com espontaneidade e verdade só servem para nos aproximar filhos e pais.

E COMO PODEMOS ATRAPALHAR ESTE PROCESSO?
Quando confundimos responsabilidade com cara feia e ensinamos às crianças, por exemplo, a ver o trabalho como um peso e cumprimento do dever como uma coisa chata.

QUAIS SÃO OS ASPECTOS SOMBRIOS DA CRIANÇA INTERIOR?

A falta de afeto, a ausência de limites, a tristeza, o medo, o cerceamento da liberdade e da expressão. Esses são lados sombrios que tornam a criança doente e podem nos atrapalhar na vida adulta. Por isso, precisamos descobri-los para encontrar as formas adequadas de afastá-los de nossas vidas.

COMO ANDA SUA CRIANÇA INTERIOR?

Faça o teste e descubra como você anda vivenciando seu lado criança. O objetivo destes testes é proporcionar insights, portanto, não existem respostas certas, apenas temas para inspira-lo.
http://www.ig.com.br/paginas/geral/materias/199001-199500/199476/199476_1.html


OU, ENTÃO, IMPRIMA ESTE TEXTO E COLOQUE PERTO DE VOCÊ PARA QUE A CONSULTA FIQUE FÁCIL.

Pronto? Vamos lá:

Procure lembrar-se de um lugar especialmente seguro para você e pense em uma pessoa em quem você confia totalmente, alguém que o ajudou em sua vida. Pode ser qualquer pessoa.

Coloque-se numa posição bem cômoda e relaxe totalmente. Feche os olhos.

Se sentir que há algum medo, distração ou entrave emocional incomodando-o, trate de tirá-los do caminho: visualize uma caixa e deposite todos eles dentro da caixa. Depois, com serenidade, deixe-os irem embora.

Se perceber algum incômodo físico, solte-se para não se distrair. Vá tomando consciência das batidas de seu coração, de sua respiração. A cada batida, a cada respiração, sinta-se mais próximo de você mesmo.

Agora, quero que visualize seu lugar seguro, seu lugar especial. Observe-o em sua mente com todos os detalhes possíveis. Como é este lugar? Que cores tem? Que odores? Que textura? Este é um lugar sagrado para você... Perceba, sinta, veja a si próprio parado no meio desse lugar, totalmente seguro, seu paraíso privado. Fique um pouquinho de tempo sentindo este seu lugar.

Vai chegar ao seu lugar sagrado, bem perto de você, aquela pessoa especial na qual você pensou antes. Acompanhe sua chegada. Ela será seu mentor...Dê-lhe as boas-vindas. Pergunte a ela (ou ela, é claro!): “Do que é que eu mais necessito neste momento”. Ouça com atenção o que ela diz! Sente-se com seu mentor e tenha uma conversa objetiva sobre o que está precisando nesta fase da sua vida.

Enquanto fala com o mentor, ouça um barulho. Vire-se e veja uma criança. A criança é claramente você, mais ou menos aos cinco anos de idade. Olhe para ela e reconheça-se nela quando tinha aquela idade.

Estenda a mão para essa criança. Dê-lhe as boas-vindas. Fale com ela. Pergunte como vai e conte a ela como você vai... Enquanto conversam, a criança aconchega-se no seu colo.

Agora, diga a esse menino (ou a essa menina) como vai fazer para assegurar-lhe que a partir de agora ele seja escutado e valorizado. Tenha uma conversa com essa criança. Ela está agora sentada em seu colo. Abrace-a, tranqüilize-a. Dê-lhe amor. Fale com ela com carinho.

Enquanto conversa com a criança, seu mentor se aproxima e abraça vocês. Ele afirma que vocês estão fazendo as coisas muito bem. Estão fazendo tudo muito bem. Agora, veja a criança sair do seu colo. O mentor então toma-a pela mão. Você se une a eles. Os três juntos deixam o lugar seguro e vão brincar juntos.

Logo que visualizar isto, vá se preparando para "acordar" e volte. Abra os olhos lentamente.... Bem devagar, vá tomando consciência de onde você está. Sem pressa, sinta seu corpo, mexa-se. Agradeça a si mesmo por esta experiência, por este encontro.


Fonte: http://delas.ig.com.br/materias/199001-199500/199465/199465_1.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...