2 de outubro de 2008

RE-LIGARE RESPONSÁVEL

Re-ligare responsável


Caro leitor, escrevo sobre o Ho’oponopono porque o entendo pouco. Ser 100 % responsável pelos problemas dos outros? Como assim? É duro de entender. Então, por favor, acompanhe-me nas palavras dos mestres.

Ho’oponopono quer dizer ‘endireitar o torto’, um método usado no Havaí tradicional para resolver conflitos pessoais e interfamiliares em aldeias. Foi a professora kahuna Morrnah Simeona que criou uma mudança profunda. Pedia aos estudantes anotar tudo que desejavam jogar fora em suas vidas. O novo Ho’oponopono da Identidade Própria apresenta um método de limpeza.
Para a Huna, todas as memórias estão armazenadas no subconsciente, o unihipili havaiano, ‘niño’ ou criança interior na nova versão. Lá são guardadas memórias distorcidas e repetitivas, crenças e padrões de pensamentos herdados, dos quais o consciente muitas vezes não tem conhecimento.
O terapeuta, psicólogo e xamã havaiano Dr. Hew Len propõe curar liberando os pensamentos errôneos que temos acerca de nosso entorno e das pessoas. Esse resíduo – que ele simplesmente chama de pu = lixo é o que cabe eliminar. Através das gerações, diz, houve um acúmulo de pu que hoje causa nossos problemas.
Essa cura é um processo no subconsciente. A mente consciente pode iniciar o processo com um pedido à Divindade, mas ela mesma não tem condições de curar. Explica-se: Só consegue processar um dado por vez, enquanto o subconsciente é capaz de lidar com onze milhões de dados!
Apenas a ‘criança’ pode curar; a mente intelectual, não. Mas é ela que contata a criança e diz: por favor, conecta-te com a Fonte e pede à energia de cura para fluir através de nossa pessoa. É o livre-arbítrio que temos: pedir à Fonte que flua dentro de nós. A mente intelectual não sabe o que está acontecendo (Dr. Len: não sei).
Como já diziam Serge King e outros mestres, Ho’oponopono parte do conceito que nós criamos nossa própria realidade. Dr. Len: ‘qualquer pessoa que está na tua realidade está aí porque você quer’.
Se não gosta de alguém. Pense: ‘sinto muito, te amo’. È o modo de dizer ‘te peço perdão porque meus pensamentos errôneos estão fazendo que eu te veja como qualquer coisa que não é um ser de luz’. Na visão do Dr. Len, ‘nós somos seres perfeitos de luz; teu Eu Superior é perfeito, teu consciente é perfeito, tua criança é perfeita’.
Também pode-se dizer: ‘assumo 100% de responsabilidade por não te ver como um ser de luz’. A eficácia do terapeuta depende da porcentagem de responsabilidade que está disposto a assumir. Jesus não distinguia entre doença e pecado – só era preciso tocar sua túnica porque assumia o 100%.
Gandhi, baixo, feio, sem influência política nem poder econômico, tirou o império inglês da Índia porque assumiu, só, toda a responsabilidade de fazê-lo. Mandela – 23 anos na prisão – idem. Jesus, Gandhi, Mandela atuavam em estado de iluminação, impulsionados pela Fonte divina.
Se é valida a afirmação do Dr. Len ‘qualquer pessoa que está na tua realidade está aí porque você quer’ então cabe sua pergunta ‘o que está acontecendo em mim para que este problema (do paciente) se apresente na minha vida?
Ele envia sua energia acima ao Divino e diz ‘Obrigado – Te amo – Sinto muito’. Esse é seu método de limpeza do subconsciente. (O ‘niño’ quer ser feliz, não tem complicações; só não é feliz porque recebe muito pouco).
Na simples frase ‘te amo’ há três elementos capazes de transformar tudo, ressalta: ‘gratidão, reverência e transmutação. Essas frases são como palavras mágicas que abrem o segredo do cofre do universo’.
‘Quando repito as frases, que soam como um poema, continua, eu me abro à purificação divina – deste modo, cancelo todos os programas que me impedem de estar no presente, no aqui e agora.
Exemplo: ‘Dizer que alguém pegou um vírus, está correto, diz. Trata-se de um programa que está no mundo e nós o pegamos. Se alguém o possui e você o percebe, você também o tem. A idéia é assumir o 100 % de responsabilidade. Se você limpa o seu, você o limpa para todo mundo.
Após uma pausa, avisa: ‘ Mas há milhões de programas. São como ervas daninhas vicejando no subconsciente, no ‘zero’, no ‘vazio’.
Agora, leitor, por favor, me ajude a decifrar o ‘zero’ e o ‘vazio’.
Há uma premissa no Ho’oponopono. E seus autores nem de longe são os primeiros a enunciá-la: ‘Não há nada fora de nós. Tudo está dentro de nós. Tudo o que você experimenta, o experimenta dentro de você.
No artigo ‘Quem tem o comando?’, Ihaleakala Hew Len, Ph.D. em Psicologia, expõe: ‘O intelecto, a Mente Consciente acredita que é solucionadora de problemas. Que controla o que acontece e o que é vivenciado. Ao contrário, pesquisas mostram que decisões são tomadas antes que a Consciência as faça. E que intelecto não é ciente disso, acreditando ser ele que decide.
Memórias se repetindo ditam as experiências da Mente Subconsciente. Ela comporta-se, experimenta, sente e decide, exatamente como as memórias ditam. Sem perceber, a Mente Consciente também opera pela repetição das memórias, Elas ditam as experiências da Mente Consciente.
É essencial entender que a Alma não gera a experiência dela própria,que ela experimenta o que a memória experimenta; sente o que a memória sente, comporta-se como a memória se comporta e decide como a memória decide. Ou, raramente, experiencia, sente, se comporta e decide como a Inspiração experiencia, se comporta e decide!
Na solução de problemas, é crucial entender que o corpo e o mundo não são em si os problemas, mas os efeitos, as conseqüências das memórias se repetindo na Mente Subconsciente. Quem tem o comando?
‘O Vazio (o estado Zero, que também pode ser chamado de Vácuo) é o alicerce da Identidade Própria, da Mente, do Cosmos. É o estado precursor da infusão de Inspirações da Inteligência Divina ao interior do Subconsciente.
As memórias se repetindo deslocam do lugar o Vazio da Identidade Própria, impedindo a manifestação de Inspirações. Para remediar este deslocamento, para restabelecer a Identidade Própria, as memórias precisam ser transformadas em Vazio através da transmutação da Divina Inteligência’.
‘A identidade Própria opera pela Inspiração e a Memória. Somente uma delas, memória ou Inspiração, pode estar no comando da Mente Subconsciente a qualquer momento. Embora as memórias se repetindo desloquem o Vazio, não podem destruí-lo.
A Mente Consciente pode iniciar o processo de Ho’oponopono para libertar as memórias ou pode carregá-las de culpa e pensamentos. Culpa e pensamentos são memórias se repetindo.
Ser Identidade Própria requer incessante limpeza das memórias. Para acabar de uma vez por todas com as memórias, elas devem ser limpas até nada sobrar...
O propósito da vida é ser Identidade Própria tal como a Divindade criou a Identidade Própria em sua exata semelhança, Vazia e Infinita. Quem comanda – Inspiração ou Memórias? A escolha é da Mente Consciente.
Praticar Ho’oponopono é o re-ligare responsável de nosso tempo.
Al McAllister, autor do e-book grátis, atendimento@hooponopono.com.br e tradutor das passagens sobre ‘zero’ e ‘vazio’, relaciona alguns processos de solução de problemas: ‘Te amo’; ‘Amo vocês queridas memórias. Sou grato pela oportunidade de libertar vocês e a mim’; ‘Sou grato’.


por Jens Federico Weskott - jweskott@uol.com.br
Fonte: http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=14735

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...