7 de abril de 2010

Princípios Universais


Conheça, a seguir, os Princípios Universais que alicerçam quase todas as Tradições:

PRINCÍPIO NATURAL = Suprema Inteligência Amorosa, Origem da Vida, o Absoluto, o Tao, Deus, Consciência Primordial, Brahman etc. É o Creador Incriado e Fonte de tudo o que existe – visível e invisível. O Princípio Natural cria e recria no eterno agora e dinâmica perfeição; sustenta e governa toda a existência, incluindo, obviamente, ao homem.

Dica preciosa: não tentem entender o Creador (Onipresente) com a mente dualista, separatista, fragmentada. Entramos na dimensão do Princípio Natural quando assentamos, silenciosamente, o altar dos nossos corações.

A REALIDADE NATURAL = A Vida e acontecimentos naturais, criados e recriados pelo Princípio Natural, no eterno agora, acessíveis ao homem consciente. A Realidade Natural não sofre nenhuma influência da mente dualista, do ego. É uma dimensão de dinâmica perfeição que existe no eterno agora. É nela e a partir dela que surge e se expressa o Ser.

O SER NATURAL = O Ser de tudo e de todos, o Eu Sou, o Eu Superior, o Cristo (Filho de Deus), o Buda, a Divina Presença etc. É a expressão primordial da natureza humana, que não é regida pela mente dualista (a mente é a sede do ego). É o Homem perfectível (sempre renovado) que se manifesta a partir do plano da Realidade Natural. É o Ser Original, criado e recriado no eterno agora, em dinâmica perfeição. É Aquele que está em sintonia com as Leis Universais de Ordem e Perfeição, que deveria estar no comando do pensar, sentir e do agir humano. É o Ser Natural que pode ser acessado por aqueles que suplantam – com humildade e determinação – as ilusões geradas pelo homem-ego. O Ser se expressa – primordialmente – a partir de um ponto no peito – num lugar ’secreto’ do coração.

Importante: É a partir do coração (centro de inteligência amorosa) o Ser tece toda a nossa existência.

O SER IMAGINÁRIO = O homem-ego, a falsa personalidade, que domina os centros físicos e psicológicos (mental, emocional, instintivo, motor, sexual) e que, via de regra, se expressa de forma desordenada, mecânica, antinatural – egoísta. O Ser Imaginário é o homem mortal (identificado com o corpo físico-transitório), que gera seus próprios sofrimentos. É uma projeção, uma ilusão, sustentada pela falsa personalidade fracionada e fracionaria. O Ser Imaginário se expressa na medida em que perdemos a conexão com o Ser.

A REALIDADE IMAGINÁRIA = É a “incubadora” psicológica criada – mentalmente – pelo Ser Imaginário (o homem-ego) no exercício do seu livre arbítrio. No campo da Realidade Imaginária a fantasia (projeções da mente governada pelo medo) e a mecanicidade impedem o ser humano de ser mais consciente e, conseqüentemente, livre. A Realidade Imaginária é um “mundo ou dimensão” onde prevalecem as leis do Ser Imaginário. Neste mundo tudo pendula entre a dor e o prazer; tudo é transitório, temporário, dual.

Por Amir El Aouar 
(Parte do texto) Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...