29 de novembro de 2010

Entrega, confia, aceita e agradece


por:Nicolas Augusto Fürst

Neste último feriado de novembro, participei de um retiro sobre Yoga e Espiritualidade, com a presença mais que ilustre de José Hermógenes de Andrade Filho, ou ?apenas? Professor Hermógenes, o precursor do Yoga no Brasil, e, sem dúvida, uma das grandes almas pragmaticamente iluminadas que ainda habitam o nosso planeta.

Aí você se pergunta: por que utilizei a palavra pragmaticamente? Ora, porque todos somos iluminados, afinal, todos somos Deus, todos somos o Universo, e todos utilizamos as experiência na Terra para re-encontrar o caminho rumo ao Divino.

Pois bem: se eu te dissesse que alguém que era ?normal? até perto dos 40 anos de idade, que sofreu uma infecção hospitalar quase fatal, que teve turberculose e foi desacreditado pela Medicina (tudo isso na década de 60), e, então, após ter encontrado um livro francês de Yoga (sim, pois na época não existia leitura ?brasileira? sobre o assunto?), passou a praticar a técnica, inclusive escondido no banheiro para os médicos não verem, aprofundou-se no assunto, e, hoje, meio século depois, possui cerca de trinta livros escritos e tornou o Yoga palpável para milhares e milhares de brasileiros, você acreditaria que esta alma tornou prática a sua divindade e iluminou a sua essência?

Se tem alguma dúvida ainda, e eu falasse que esta mesma pessoa levou o Yoga e a paz para presidiários, velhinhos e pobres, que os seus livros (em especial Autoperfeição em Hatha Yoga e Yoga para Nervosos) literalmente ajudaram a salvar muitas pessoas que se encontravam em momentos muito difíceis, você acreditaria que Hermógenes realmente encontrou a iluminação na Terra e tornou humana a divindade que existe dentro dele?

Pois lhes digo o seguinte: eu já havia lido Autoperfeição e não havia parado para pensar nisso, mas depois de ver aquele ?senhor? entrando na sala, com o chapéu estilo boina e sua atual bengala (objeto ligeiramente recente na sua vida), exalando plena saúde de 89 anos e meio de idade, tive a certeza de que eu estava inegavelmente diante de um ?homem de Deus?.

E quando refiro iluminação, divindade e homem de Deus, não falo de alguém distante de nós, ao contrário, falo de uma pessoa como qualquer uma de nós, humana, mas que busca incansavelmente há mais de 50 anos eliminar um sentimento interno de separação dele em relação os outros, que procura levar dois desejos imanentes a todos os seres: paz e alegria (e não estou falando somente das divertidas piadas que Hermógenes conta até hoje para seu público!).

Se assim é, então qualquer um de nós poderia buscar ser um homem de Deus, independentemente da profissão ou da classe social, não importando se somos ricos, pobres, brancos, negros, orientais ou ocidentais? Mas é claro que sim, e esta é a grande mensagem que o Professor vem nos mostrando todo este tempo.

Desse modo, havendo a possibilidade de concretizar e de tornar humana esta divindade que existe dentro de nós, principalmente respeitando e ajudando todos os seres deste Planeta, poderíamos perguntar ao próprio Hermógenes como fazer isso, e sabe o que ele responderia: ?Entrega, confia, aceita e agradece?. E o que significa isso: simplesmente procure Deus, ou Jesus, ou Buda, ou Krishna, ou Alá, ou aquele que sua fé ou religião acredita.

Pois é, este feriado tive a certeza de ter estado na presença de alguém completo, de alguém que demonstra uma força inacreditável com quase 90 anos de idade, de alguém que cumpriu (parcial ou totalmente, não temos como saber) sua missão na Terra, que trouxe paz, amor, compaixão e alegria a milhares de seres, e, sem dúvida, tendo feito tudo isso e muito mais, podemos dizer que se trata de um homem iluminado pelo fato de ter buscado Deus, e sabe o que ele fez: ?entregou, confiou, aceitou e agradeceu?.

Obrigado Hermógenes, namastê!
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...