31 de janeiro de 2012

Entrevista com O Dr.Arnie S. Weiss sobre Um Curso Em Milagres e suas Experiencias como estudante...

Dr. Arnie S. Weiss trabalhou para a industria aeroespacial durante muitos anos.  Ele inventou diversos aparelhos relacionados a satélites na área de fotografia.   Em 1980, Dr. Weiss  recebeu o seu doutorado em Psicologia.  Ate a sua  aposentadoria em 2006, ele manteve sua pratica particular.  Uma de suas áreas de pesquisa tem sido a relação entre a religião e a psicologia.  Durante todos estes anos ele tem sido um “spiritual seeker” em busca de luz e compreensão do divino.  Estudante do Um Curso em Milagres ha mais de 25 anos, Dr. Weiss tem  vasta experiência em liderar grupos de estudantes do Curso.

Barbara: Como facilitador de grupos durantes todos estes anos, quais são as áreas do curso, na sua opinião, que os estudantes tendem a interpretar incorretamente?

Arnie: O texto e as lições falam do Espírito Santo.  Quando o Curso foi ditado a Helen Schucman por Jesus, o termo Espírito Santo não foi usado.  Inicialmente foi chamado “O olho espiritual.”  O que fez sentido ,porque temos dois olhos.  Os olhos vêem o mundo físico.  Também temos outro olho que e o espiritual que compreende o que esta acontecendo no mundo espiritual.

(Durante esta explicação eu pensei que Arnie estava se referindo ao I, o eu pequeno, mas ele estava se referindo  ao eye, que em inglês quer dizer olho, mas os dois tem o mesmo som)


Arnie: O Eye (olho físico) que estou falando não e a letra I (eu).  O eu e o seu conceito de quem você e, o seu conceito de como os outros seres humanos são.  E um conceito compartilhado por todos que participam deste mundo físico.  Todos compartilham deste conceito.  E por esta razão eles pensam entender o mundo.
Agora, cada ego e individual, cada ego diferente.  Cada ego e separado e o ego e apenas o sua interpretação de quem você pensa ser ou que outros são.  Esta interpretação faz parte de como você se comporta neste mundo.
Eu quero ir ao cinema, quero comer, vou dormir. O “eu” em todas estas ações e o ego.  O  “eu” que pensamos ser.  Mas Deus não criou este “eu.”  Você criou ou fez em companhia do resto do mundo.  Houve em algum momento, um acordo do que o  “eu” ego era.  O resultado deste acordo reflete na maneira que vivemos, operamos neste mundo.

Barbara: Mas o EYE, o olho que você estava falando e outro.  Os olhos acima do nariz vê o mundo físico, entretanto você se referiu ao “olho espiritual”

Arnie: Quando o livro Um Curso em Milagres foi ditado a Helen,   o “olho espiritual foi usado, o que significa ver tudo espiritualmente em vez de fisicamente.  A palavra “espiritual” significa que o vemos no momento e invisível a nos.  O mundo espiritual e para nos e relacionado com um mundo de medo ha milhares de anos.
O Autor do Um Curso em Milagres esta tentando corrigir esta visão.  Ele quer ensinar a vermos através do “olho espiritual”

Barbara: Você pensa que porque por milhares de anos o mundo espiritual tem amedrontado as pessoas tentamos evitar este mundo?

Arnie: Certo.  Acabei de ver um programa na televisão contando que as pessoas iam ao banheiro publicamente em frente de outras pessoas por acreditarem que um espírito maléfico poderia entrar no seu corpo enquanto tivessem no banheiro.  Por muito tempo este era um ato social por se sentirem protegidos na presença de outras pessoas.
Os seres humanos sempre sentiram que existe um mundo invisível, mas não podem ver.  Eles sentem porque e verdade.  Muitas pessoas atribuem este sentimento com uma coisa maléfica.  Mas não podemos ver o mal.  Você pode ver o bem?  Não. 
Se Deus e bom você pode ver o bem?  Sim e não. Na antiguidade eles fizeram estatuas representando Deus, para lhe lembrarem de Deus.  A estatua da Virgem Maria pedindo abençoa etc.  Este e um meio de se identificar com o invisível.

Barbara: Como você vê as pessoas reagindo ao Curso, quando carregam este medo?

Arnie: Muitos ainda reagem a estes medos. Este medo ainda e passado adiante por gerações a gerações, no núcleo familiar, as crenças que aprenderam nas suas culturas.  O resultado e que ainda existe muita cautela, mesmo que seja inconscientemente. São cautelosos porque não sabem se vão encontrar o bem ou o mal. 
A crença e de que se eles não tiverem proteção de alguma coisa, eles talvez encontrem o mal.  Muitos acreditam e se apóiam nestes mitos.  No Curso o propósito e ver o mundo espiritual das coisas sem incluir o lado físico.
O lado físico não inclui tudo que existe.  Vê parte da verdade, mas não a Verdade.  A nossa verdade e parte da Verdade de Deus.

Barbara: O que aconteceu quando as pessoas não entenderam a significância da palavra “olho espiritual”?

Arnie: Eles não entenderam e mais tarde Helen Schucman pediu para mudar as palavras “olho espiritual”  para a do Espírito Santo porque estas palavras se encontram em varias religiões.  Deus o pai, Jesus o filho, e o Espírito Santo.  A trindade.

Barbara: Tenho notado que alguns estudantes associam o Espírito Santo com a Igreja, a trindade.  E tenho visto muitos professores ensinando desta maneira, quase como a Igreja ensinou.  Por favor, explique na sua experiência o que o Curso quer dizer em relação ao Espírito Santo.

Arnie: A palavra santo e uma palavra que atrai medo na maioria das pessoas porque eles pensam que a menos que sigam as regras divinas, a implicação e de que a pessoa vai ser punida severamente.
A palavra Holly=Santo trás muita trepidação as pessoas porque nos duvidamos da nossa capacidade de sermos santos.  Que Deus nos punira.
Nos arquivos do Vaticano, que foram mostrados na televisão (mais tarde retirados) eu encontrei um documento que fala sobre o Espírito Santo.  Pesquisei também na biblioteca a palavra Espírito Santo.  O documento dizia que o conceito do E.S. e o mais discutido, mais escrito na historia do catolicismo, porem e o  menos compreendido.
Como podemos explicar um conceito deste, Holly Spirit, Espírito Sagrado.  Este conceito para cada um de nos significa uma coisa diferente.  Eu mesmo tenho dificuldade em explicar.

Barbara: No conceito do Curso o Espírito Santo e realmente a nossa parte divina, nos mesmos,  não uma coisa la fora criada por Deus.

Arnie: Foi criado por Deus.

Barbara: Sim, foi criada por Deus mas não foi criado separadamente de nos.  Este e uma das conclusões que considero problemática.

Arnie: E errado porque estamos rezando para o Espírito Santo fora de nos, quando e a parte espiritual sagrada.  A parte espiritual nossa que obedece todas as leis de Deus, mesmo quando não estamos cientes disto.
Na mente inconsciente neste momento,  existe um mundo de informação que não estamos em contato, não estamos cientes porque não pensamos nos últimos cinco minutos.
Se eu pergunto se você teve uma festa de aniversario para celebrar 16 anos de idade, você vai em busca da informação no seu inconsciente.  Porque la que esta arquivado, ai você trás ao presente na sua mente.
Nem tudo que sabemos esta a nossa frente no momento, porem esta a nossa disposição como um recurso.
Parte desta mente compartilha com a mente de Deus. Deus e amor. A palavra amor significa “compartilhar você mesma com outros” de uma maneira que não exista nenhuma parede entre você e o próximo.  Você compartilha a Verdade que existe dentro de si.  A única coisa que pode prevenir este acontecimento e o livre arbítrio.  Posso dizer não, e me recusar a compartilhar o amor como o próximo.  Deus nos criou com a habilidade de dizer que não queremos compartilhar o Seu amor.
Mas Ele nos criou completamente a Sua imagem.  Então existe apenas uma mente,  a mente de Deus.
E tudo que esta nesta mente, assim como nos guardamos todas as experiências que passamos arquivados, Deus contem tudo que existe.  E a mente de Deus que criou a sua mente.
Não sei como.  Ele criou.  Como Eles fez não sei, a única coisa que sei e que Ele fez. “Nos somos um pensamento na mente de Deus.”
Este conceito que estamos discutindo em realidade não significa nada.  Nunca vimos um pensamento.  Nos temos milhões de pensamentos mas não vemos um.
Não posso ver o seu o você o meu.  Eu tenho que lhe dizer o meu e você tem que dizer o seu.

Barbara: A diferença, entretanto, quando estamos zangados, com raiva, isto seria o pensamento que pensamos pensar.  Estão vindo realmente do nosso passado, nossas experiências, sejam elas  boas ou mas,  porque o que pensamos com Deus e sempre amoroso.

Arnie: Exatamente, sempre amoroso. Quando Deus nos fez Ele compartilhou tudo, incluindo a sua mente.  Nos temos a mesma mente que Deus tem.  A diferença e que Deus  e uma entidade com a mente e resto esta dentro da mente de Deus.
Então Deus cria dentro da sua mente.  Você pode criar dentro da sua mente, um livro, uma pintura etc.. Mas temos que usar os pés, as mãos, no mundo físico, para manifestar esta criação. 
As criações de Deus se manifestam instantaneamente na  sua mente.  O que Ele pensa e, existe.  A nossa, eu não sei, não tenho idéia.  Eu não compreendo as explicações dadas ate agora, assim como eu não posso ensinar o meu gato álgebra.

Barbara:  Para mim você e uma fonte de sabedoria e uma fonte de informação.  Alem da confusão sobre o conceito do Espírito Santo por alguns estudantes, o que mais você acha que as vezes os estudantes não interpretam corretamente?

Arnie: A confusão sobre o  Espírito Santo e a principal.  O que isto significa e “eu não acredito que o Espírito Santo e parte de mim”.  Gostaria de mencionar que o Espírito Santo que Deus fez que é parte de todos e inteiramente sagrada.  Esta parte sua e compartilhada com a mente de Deus.  Você não pode mudar, ou destruir.  Você pode negar esta parte divina dentro de si.   A prova que negamos é ter criado este mundo.
O mundo que supostamente não temos controle das coisas.  Um mundo onde somos os mestres do nosso próprio destino, o mundo onde criamos os nossos pensamentos.  Esta realidade, este mundo não existe. 
E como se estivéssemos vendo um filme na televisão.  Quando vemos o filme, a tela e plana, (flatscreen) mas quando vemos um filme parece ter três dimensões, mas você sabe que a tela é plana. Esta e uma ilusão que aceitamos.
Quando vemos em preto e branco, depois de algum tempo nos acostumamos com a falta de cor.    Aceitamos a ilusão.  Da mesma maneira nos aceitamos o mundo que vemos como real.
Uma das ilusões é acreditar que temos uma mente limitada, incapaz de desempenhar muitas coisas.   Se usássemos a mente ilimitada que temos poderíamos, olhando para o céu, ver o universo em sua totalidade.  Esta e a mente de Deus.
Em comparação, quando olhamos para o universo, o céu,  olhamos por exemplo, apenas para uma estrela, o que esta imediatamente a nossa frente, ignorando tudo mais a nossa volta.  O nosso focos e em apenas parte do que o universo contem.
Quando vemos através dos olhos físicos, em vez do “olho espiritual” no jogamos fora tanto do que poderíamos ver. Nos jogamos fora o que e sagrado.  Não perdemos ou destruímos, apenas negamos.

Barbara: Existem opiniões diferentes entre os estudantes do Curso que obtiveram através dos anos uma certa proeminência.  Uns dizem que Deus não criou este mundo, outros dizem que Ele criou e esta apenas para esperando nos acordarmos deste pesadelo que nos encontramos.  Qual e a sua opinião sobre este assunto?

Arnie: Existe apenas uma coisa, Deus.  Tudo mais e um pensamento na mente de Deus.  Deus tem em Sua mente tudo.  O sofá, a cadeira, a lâmpada, tudo.  E difícil de se compreender.  Tudo faz parte de Deus. E a nossa avaliação  que julga as coisas serem boas ou mas.  São os nossos julgamentos, valores, que definem o que vemos. Tudo e parte de Deus.  Nada existe alem de Deus, e se Deus e a mente tudo mais são pensamentos de Deus.
Você tem pensamentos na sua mente, certo?  Você pode imaginar as coisas, se lembrar das coisas, o seu carro, como seus pais se pareciam, as coisas que você aprendeu, estudou.  Onde estão estes pensamentos?

Barbara: Na mente.

Arnie:  E não existe um lugar que você possa apontar e dizer,  eles estão aqui.  E assim na mente de Deus.  Nos  somos pensamentos em sua mente.  Qual e a separação entre um pensamento de umas ferias que tive e um trabalho de  que você executou que e muito difícil.  Qual e a separação entre estes pensamentos?

Barbara:  Então este mundo que formamos  e parte de Deus.

Arnie: Não formamos, Deus criou.  Mas nos não estamos vendo corretamente.

Barbara:  Muitas pessoas poderiam dizer neste caso que se Deus fosse bom Ele jamais criaria um mundo como este.  Se Ele e bom, porque permite assassinatos, atos de violência acontecerem?

Arnie:  Livre arbítrio.  Amor requer livre arbítrio.  Se eu digo que lhe amo  e você quer sair de casa e eu digo que não, eu digo que você não pode sair, fazer nada, sem falar comigo primeiro, isto não e amor. Isto e capitividade.  Tratando você como um boneco.  Não deixo você fazer nada, você esta sobre o meu controle.  Isto não e amor. No amor eu lhe dou liberdade para você pensar como quiser e você pode fazer uma escolha.  Você pode pensar desta ou daquela maneira.
Você pode decidir quanto da sua mente você quer usar.  Mesmo agora você pode decidir sobre coisas simples como por exemplo, usar uma receita para fazer um prato complicado. Você da uma lida na receita e decide que e muito complicada e não quer fazer.  O que significa e que sua mente se fechou em relação a receita.
Você tomou uma decisão, você fez uma escolha.  Este e o seu livre arbítrio.  Você tem a liberdade de aceitar o que Deus lhe oferece ou você pode fazer outra escolha diferente.  O que Ele oferece e perfeito e maravilhoso.  Não existe nada melhor.   E amor puro.  Qualquer outra coisa que fazemos tem que ser menos.  Como você pode aceitar menos do que uma coisa inteira e completa?
Você tem que jogar fora parte do que pode receber.  E a parte que você joga fora prejudica a parte que permanece.  Porque o que permanece e apenas uma porção da mente.  Apenas uma pequena porção das possibilidades. O que nos vemos e apenas uma parte muito pequena. 

Barbara:  O Curso discute sobre a mente direita e a mente esquerda.  A mente esquerda reflete o seu passado.

Arnie: A mente direita e aquela que você ainda compartilha com Deus.  Você pode rejeitar, não pode destruir.

Barbara:  Vamos falar sobre a mente e o cérebro.

Arnie: Neste mundo, se eu pergunto: O que você esta pensando, a onde esta o seu pensamento, você  apontara para a cabeça.  Assumimos que o pensamento esta dentro da cabeça.  Você assumi que o cérebro esta produzindo os pensamentos.

Barbara: Esta pode ser a crença, mas a mente não esta dentro da sua cabeça.  O que imagino e que a mente influencia o que fazemos e o corpo e uma maquina e esta maquina executa o que a mente esta pensando.

Arnie:  O cérebro e um limite a verdadeira mente.  E como se você não tivesse nada de errado nos seus olhos e você os cobre e ai eu pergunto: Barbara o que você acha do panorama? Mas você não pode ver.  O resultado e que você então nega que existe alguma coisa mais do que isto.  Mas desde de que você tem, você poderia entrar em contato com a mente,   e isto e que RAJ  diz:  Permaneça em sua mente direita.
Você esta sempre ligada com o divino mas você tem que aceitar.  Quando você aceita o Espírito Santo, você esta aceitando a maneira que Deus pensa.  E todos os seus pensamentos estão em paralelo, em harmonia com os pensamentos de Deus.
O resultado e que nos sentimos bem, porque os pensamentos de Deus são pensamentos de amor.  Quando você esta pensando com Deus os seus pensamentos são também de amor.  Não falo de amor romântico mas um amor diferente. Algumas pessoas chamam de AGAPE, e um amor diferente.  E ver o maior e melhor interesse da outra pessoa, não são diferentes da sua, agindo nestes interesses.

Barbara: Uma ultima pergunta para você.  Que conselho daria para um estudante que esta começando a estudar o Curso?

Arnie: O estudante pode estar em qualquer parte do Curso e existir confusão.  Você pode ler a ultima pagina e não entender o Curso.
O texto foi escrito como  uma explicação do Curso.  Mas foi escrito de uma maneira muito sofisticada, muitas vezes em uma linguagem extremamente técnica.  Se você não entende os conceitos, você não vai entender o que esta lendo. 
A única maneira que você pode realmente entender o Curso e viver, e através da experiência.  E a maneira e começar com as  lições.  Leia e pratique cada uma das lições.
As primeiras lições  você pode dizer:  Eu não acredito nisto, porque as primeiras lições dizem que você não sabe nada.  A sua reação e de pensar que sabe.  O que você tem que fazer e suspender as suas crenças e começar a aceitar nos ensinamentos do Curso.

Barbara:Uma outra coisa que gostaria de lhe perguntar porque sinto que muitos que fazem este treinamento da mente, relacionam este aprendizado com religião. 

Arnie:  Não, não.  Não existe nada religioso.  Em religião existe sempre aqueles que se comunicam com Deus.  Apenas eles falam com Deus.

Barbara: Apesar de muito dizerem que não tratam o Curso como religião eles falam como se fossem profetas, chamando todos de irmãos, em vez de aceitar este Curso como um treinamento psicológico da mente.

Arnie: As pessoas estão acostumadas a religião.  Religião esta em todo lugar, mesmo entre os aborígenes, as tribos do Amazonas.  Em África, existem tribos que adoram a montanha Klimanjaro.  Todos querem algum tipo de religião, fora deles.  Uma coisa externa como o sol etc.

Barbara: Eu só posso falar da minha experiência, sabendo o que sei estudando o Curso ha mais de dez anos, estudando todos os dias, tentando praticar,  eu ainda me vejo as vezes pensando em Deus fora de mim.

Arnie:  Sim.

Barbara:  E um habito.

Arnie: Pense sobre os pensamentos em sua mente, são eles separados.  Este pensamento e aqui, o outro e la.  Você não pode, não e? Eles todos parecem estar no mesmo lugar, seja a onde for. Nos estamos no mesmo lugar, seja a onde for também.  Nossos corpos são veículos limitados para nos.  Eles são uma concentração do nosso ser que vemos aqui.
Quando você joga um jogo de tabuleiro, você move as pecas no tabuleiro, estas pecas representam você.

Barbara: Muito obrigada pelo seu tempo.

Arnie:  Welcome Barbara

Fonte: Milagres da Mente


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...