6 de maio de 2013

Identifique-se com o AMOR - Introdução




A seção “O que é o corpo”, na parte II do livro de exercícios, termina com essas palavras inspiradoras, que contrastam as mentiras amedrontadoras do ego com relação ao corpo, com a verdade do amor, encontrada na mente certa:

Tu te identificarás com aquilo que pensas ser a tua segurança. O que quer que seja, acreditarás que és um com ela. A tua segurança está na verdade e não em mentiras. A tua segurança é o amor. O medo não existe. Identifica-te com o amor e estás em casa. Identifica-te com o amor e achas o teu Ser (LE-pII.5.5).

No entanto, o ego ensina o oposto: nós podemos estar a salvo apenas no mundo, mas não sem erigir defesas efetivas corporais e materiais – individual e coletivamente. Tudo isso, não importando sua forma, são variações da sua defesa central conhecida como relacionamento especial, que se focaliza exclusivamente no corpo, o lar projetado da separação do ego. Portanto, Jesus faz a pergunta retórica:

“Se percebesses o relacionamento especial como um triunfo sobre Deus, tu o quererias?” (T-16.V.10:1-2).

A pergunta é retórica porque Jesus sabe a resposta, assim como nós: “De jeito nenhum!”.

Por que mais escolheríamos o especialismo a menos que ele preservasse o triunfo que nos deu o que definimos como “vida” para substituir a vida como Deus a criou? E, então, nós andamos pela terra, armando-nos com a identidade da escassez e da privação – a roupagem do especialismo -, acreditando, em nossa insanidade, que nos identificando com esse ser especial estamos nos protegendo da vingança irada de Deus sobre o que pensamos ter feito a Ele.

Não pense que Ele esqueceu” (MP-17.7:4), grita o ego em nossos ouvidos, exigindo que nós protejamos a nós mesmos de Suas incursões em nossa paz especial. E nos proteger é o que o ego faz, guiando-nos para nos identificarmos com o corpo, o símbolo da ausência de mente que nos impede de retornar à mente, dentro da qual repousa nossa única defesa realescolher o amor ao invés do medo.

O ego, desnecessário dizer, nunca nos deixa entrar em seu segredo astutamente mantido de que a defesa que o mundo é não protege nada além do seu sistema de pensamento da mente errada de separação e culpa.

Esses pensamentos ilusórios preservam nossos seres individuais, protelando a aniquilação da Presença do Espírito Santo em nossas mentes certas. A verdade que permanece, entretanto, é que o ser do ego é inventado – um problema não existente -, assim como a defesa externa que acaba nos ferindo – uma solução mal adaptada.

Portanto, seguir o ego não oferece segurança ou proteção verdadeiras, e, então, todos nós continuamos a vagar “no mundo, incertos, solitários e em medo constante” (T-31.VIII.7:1).

Esse artigo contrasta a linha insana de defesa do ego com nossa verdadeira segurança: o Amor de Deus, mantido em segurança para nós por Jesus.

(Volume 16 Número 3 - Setembro 2005) - Kenneth Wapnick, Ph.D. - Tradução: Eliane Ferreira de Oliveira – (Introdução)

___________
Cuide Bem de Você ! www.cuidebemdevoce.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...